terça-feira, 6 de outubro de 2009

INCÊNDIONO EDIFICIO JOELMA NO ESTADO DE SÃO PAULO BRASIL




1974
Um incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo, deixou 184 mortos.

O Edifício Joelma, atualmente denominado Edifício Praça da Bandeira, é um edifício da cidade de São Paulo que sofreu um grande incêndio em 1 de fevereiro de 1974, uma sexta-feira.
Foi inaugurado no ano de 1971 e localiza-se no nº 225 da Avenida Nove de Julho com outras duas fachadas para a Praça da Bandeira (lateral) e para a rua Santo Antônio (fundos).
Foi o local de uma grande tragédia. Um curto-circuito em um ar condicionado do 12º andar provocou um incêndio que se espalhou por todo o edifício, vitimando várias pessoas (179 mortos e 300 feridos). Estavam no local cerca de 756 pessoas. Naquela época, a cidade ainda recordava intensamente a tragédia do Andraus.
O incêndio recebeu na época grande cobertura da mídia. Vários helicópteros o circudaram quando do incêndio, sendo que alguns deles conseguiram resgatar algumas pessoas do topo do edifício. Os helicópteros pousavam no viaduto em frente e na Câmara Municipal que se situa nas proximidades.
Quando do incêndio, várias pessoas correram ao topo do edifício a fim de fugir das chamas. Devido a localização no edifício, junto a praça das bandeiras, o incêndio pode ser observado por muitas pessoas.
A ação dos bombeiros foi prejudicada pois eles não tinham equipamentos básicos como máscaras contra gás.
O edifício não provia de escada de incêndio e de heliporto.
Os profissionais que fizeram as instalações elétricas do prédio foram considerados como co-responsáveis pelo incêndio.